Quem somos

Patrícia Pessoa – É formada em Letras e Pedagogia. É mestra e Doutoranda em Psicologia Educacional e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atua como Psicopedagoga Clínica desde 2014. Tem ampla experiência com crianças, adolescentes e adultos com as mais diversas dificuldades e transtornos de aprendizagem. Além disso, tem experiência com alfabetização e letramento nas mais diversas fases em que a pessoa se encontra em seu processo de aprendizagem. Também é Professora Acadêmica e já atuou como professora de adolescentes. Realiza palestras e presta consultoria a escolas e a psicopedagogos recém-formados. Seu maior lema é : Todas as pessoas são capazes de aprender!


FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA

É uma área de estudos e um campo de atuação em Saúde e Educação. Lida com os processos de aprendizagem e suas dificuldades, numa ação profissional que abarca vários campos do conhecimento (orgânicas, psicológicas, cognitivas e sociais do sujeito).
Ela não é uma mera junção da Psicologia e da Pedagogia, e sim é uma área de atuação profissional que utiliza sim, conteúdos da Psicologia e da Pedagogia, mas que possui um foco próprio: o processo de ensino-aprendizagem e os problemas decorrentes deste processo.
A psicopedagogia compreende que cada indivíduo é único e precisa constituir-se como um sujeito em constante aprendizagem e que precisa tornar-se um aprendente em toda sua caminhada.
Há algumas pessoas que não desenvolvem essa aprendizagem por algum motivo e cabe ao profissional da psicopedagogia à investigação, análise e diagnóstico dos problemas de aprendizagem; verificar se ela não acontece por fatores orgânicos, familiares, emocionais, sociais, entre outros.

FUNÇÕES DO PSICOPEDAGOGO

Uma de suas principais funções é buscar conhecimentos e entender caminhos que possam levar o indivíduo a aprendizagem;
Buscar a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem.
Estudar e trabalhar as características da aprendizagem humana:
• como se aprende;
• como essa aprendizagem está condicionada a outros fatores;
• como se produzem as alterações na aprendizagem;
• como reconhecer essas alterações;
• como tratá-las;
• como preveni-las.

CAMPOS DE ATUAÇÃO – Psicopedagogia Clínica (Função Terapêutica)

Atua em consultórios ou Instituições de Saúde – reconhece e atende à diversas alterações da aprendizagem que possam apresentar algum comprometimento. O objetivo é favorecer a aprendizagem da pessoa, auxiliando-a para um desenvolvimento mais efetivo de suas atividades. Atualmente as crianças ou adolescentes são encaminhados para a Clínica de Psicopedagogia através da escola, outros por fonoaudiólogos e psicólogos.

Psicopedagogia Institucional ( Trabalho Preventivo)

Pode trabalhar tanto em escolas como em empresas. É o profissional que trabalha com métodos preventivos, podendo também atuar com métodos curativos, se necessário. Atua nos processos educativos com o objetivo de diminuir a frequência dos problemas de aprendizagem, acompanha e faz a mediação dos problemas de aprendizagem já instalados. Desenvolver pesquisas para as mais diversas faixas etárias com a qual ele for trabalhar, pois irá atender a todos de uma maneira individual e abrangente.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico psicopedagógico não implica apenas na aplicação do uso de provas, mas exige outras medidas e técnicas de avaliação, investigação, análise e síntese de dados úteis e a orientação de cada caso.
Uma das funções do psicopedagogo é fazer um levantamento diagnóstico e verificar porque a aprendizagem não acontece, ela pode ser causada por diversos fatores, tais como: problemas orgânicos, emocionais, problemas de saúde ou até mesmo por métodos ineficazes durante o processo de alfabetização.

O PERFIL DA CRIANÇA COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Desempenho escolar abaixo do esperado

• Leitura e escrita;
• Dificuldades com matemática;
• Dessa forma, terá notas diferenciadas de outras crianças que não têm dificuldades.

Observar quando a criança:

• Não quer ir para a escola;
• Agitação;
• Falta de atenção;
• Não quer fazer a lição;
• Apatia;
• Dificuldades para socializar-se.

INTERVENÇÃO NA CLÍNICA

• O trabalho de intervenção realizado na Clínica de Psicopedagogia tem como finalidade levar o paciente à aprendizagem e ao seu reconhecimento quanto ensinante-aprendente.
• Na clínica o psicopedagogo utiliza estratégicas lúdicas para que a aprendizagem possa torna-se possível.
• É importante ressaltar que não se trabalha o conteúdo da escola, mas a intervenção possibilitará ao encontro dessa aprendizagem.